Atenção! O seu cão come depressa demais?



Os cães são animais lindos, excelentes companheiros e quase sempre fotogénicos. Quem nunca postou uma foto com o seu amigo de quatro patas nas redes sociais? Mas isso faz com que evitemos sempre falar do lado menos “glamouroso” de ter cães. Sim, estou aqui para lhe falar daquela vez em que o seu cão vomitou no meio da sua casa, dos dentes com tártaro e das flatulências fedorentas. Sabia que isso pode ter tudo uma só origem? É verdade: todos são sintomas de que o seu cão come depressa demais.

Há vários motivos para o seu cão ter este comportamento. Em primeiro lugar, temos a questão da ancestralidade: antes de o cão se tornar um animal doméstico, vivia como os lobos, que comem exageradamente sempre que têm alimento disponível (ou seja, quando caçam uma presa). O segundo é o passado do seu cão: se adoptou um cão do canil ou resgatou da rua, é natural que o seu parceiro tenha receio de ficar novamente sem comida.

Por último, existe a hipótese de se tratar de competição entre os vários animais que tem em casa. Se tem mais do que um cão, é normal que haja um mais dominante e que os restantes comam demais sempre que têm comida disponível. Portanto, no fundo, se o seu cão come depressa demais - isto é, com sofreguidão - é uma questão de sobrevivência. Mas o perigo de comer depressa demais, tão bem explicado neste artigo, obriga a que adoptemos uma série de cuidados animais para o evitar.

Para que o seu cão vença o receio de ficar sem comida, a primeira coisa que deve experimentar é ter uma tigela com comida e outra com água todo o dia no mesmo local. Quando o seu cão se sentir seguro no seu espaço, vai saborear a comida em vez de comer depressa demais. Claro que se tem vários cães esta pode não ser a melhor solução e terá mesmo que (re)treinar todos os cães ou pedir ajuda a um hotel e creche para cães. Aí, os cuidadores de animais podem ajudar em duas vertentes.

A primeira hipótese é utilizar a creche para cães como forma de socializar o seu cão mais tímido. Lentamente, ele irá perceber que os outros cães não são inimigos com quem tem que disputar comida, até porque haverá sempre comida na sua box individual. Naturalmente, deixará de comer depressa demais. A segunda hipótese é procurar treinos de obediência em creches para cães e fazer com que os outros cães deixem de roubar comida ao mais fraco.

Comentários

Mensagens populares